quinta-feira, dezembro 07, 2006

Primeira Tarefa: O modelo


Nada melhor do que um pleonasmo: Vamos começar do início!


Bem, se não fosse a nossa amiga Internet, estaria ferrado, pois em Mineiros-GO a loja de aeromodelismo mais próxima fica a 400 km. Primeira coisa que vou fazer, é procurar no Google o assunto “aeromodelo treinador iniciante”, vamos lá.

O primeiro link se refere a um guia que traz várias informações importantes, como, por exemplo, as gírias, pois sem saber os seus significados sentimos como uns estrangeiros no meio dos grupos de aeromodelistas. Fica ai uma dica aos mestres, tente sempre explicar as giras a nós “manicacas”.

Para não “lenhar” o avião no primeiro vôo, vamos às regras descobertas. Primeiro, procurar um avião de asa alta, segundo as reportagens são mais fáceis de voar. Segundo, procurar por aqueles que têm comandos proporcionais! O que é isso? Simples que têm Servos! O que é um servo? Escravo? Logo descubro que são motores de passo que servem para controlar o leme, ailerons e profundores.

Na pesquisa descubro que tem vários materiais que são construídos os aeromodelos, entre eles: fibra, madeira balsa ou DEPROM! Qual deles? Eu sei que quero algo resistente, barato e que não vai quebrar na primeira queda, que com certeza vai ter! Segundo minhas leituras a escolha é a Balsa pela seguinte característica: permitir de uma forma mais fácil à reconstrução do avião após uma queda.

Os aviões que achei foram o:

1. Alpha Trainer da Hangar: Segundo o site Diniz Esteves, O aeromodelo mais adequado para os primeiros vôos deverá ser bastante estável, resistente, com carga alar adequada, simples e é claro; fácil de voar. Hoje temos à disposição os modelos treinadores "ARF" (Prontos-para-voar) que são o máximo de praticidade e facilidade para quem quer aprender à voar. Estes modelos são completos com o sistema de rádio e motor instalados, o principiante não precisa se preocupar com a instalação destes componentes. A montagem dos RTF é muito rápida e simples.



2. Arca 0010 da Aereo Ready: Também no site Diniz Esteves, Algo muito importante diz sobre este modelo "Modelo trainer super resistente".



3. Stick Onda da Artal: Sendo o Mercado Livre é um treinador, não é feito para velocidade. Ele voa tranquilo com 25% de potência com um motor .40 LA. Seu estol é extremamente baixo e seus comandos são eficazes até o limite mínimo da velocidade do pré-estol. Sua razão de planeio é superior a qualquer outro treinador similar.
Uma característica peculiar é que o pastinha executa a manobra PARAFUSO CHATO, sendo o único treinador a fazer essa manobra e sair.



4. Pastinha Piper J3 da Artal: Em vários sites achei a mesma descrição do Stick Onda. Curioso!



5. Jipe 0.40 da Drumons: Na Center Hobby este Aeromodelo categoria ARF para motores de .40 a .46 com 1,50m de envergadura. É uma das melhores opções nacionais do mercado, pois têm as mesmas características de vôo do conhecidíssimo AVISTAR da Hobbico, porém com um preço mais atraente.



6. E o faladíssimo AVISTAR da Hobbico : Encontrado na AeroTech Models diz que é um Sport/Trainer com perfil semi-simétrico proporcionando potencial para acrobacias básicas, estabilidade e facilidade para o pouso.



Fica aqui um desabafo, a maioria dos sites não especifica claramente o tipo do aeromodelo, fica uma tarefa árdua de distinguir se é avião treinador ou não, e fiz a distinção pela feiúra do modelo, geralmente são feios os treinadores, e pela potência do motor que geralmente é baixa. Além de que os sites são desorganizados e feios. Vou juntar um dinheiro e montar um site de venda!

Nossa..., uma simples escolha de um modelo não é fácil, são muitas dúvidas, e ainda tenho que escolher motor, acessórios e etc. Mas vou deixar estes itens para outro POST, pois este já está ficando extenso. Fica ai minha escolha, o Jipe 0.40 da Drumons R$ 275.00, o que acham?

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Anônimo disse...

o aeromodelos jipe é um espetáculo , forte, fácil pilotar, tenho um e já deu lenha 2 vezes sem necessidade de reparar..

Anônimo disse...

jipe da drumons melhor opcao do mercado concerteza tenho varios aeromodelos desta empresa e a reparaçao sai cuase de graça.
se comprar diretamente da empresa o preço fica ainda melhor:
drumonsaeromodelos@hotmail.com
4530357618