quinta-feira, janeiro 25, 2007

Yak-54

Pessoal

Ultimamente eu tenho notado o número crescente de Yak-54. Para quem não sabe o Yak-54 é um treinador acrobático russo projetado com opção ao Sukoi. Ele foi consebido pelo Birô de Projetos Yakolev e possui uma docilidade e ao mesmo tempo agressividade nos comandos, dando continuidade a esta raça "puro sangue" de aeronaves.


Segundo o Wikipedia ele possui as seguintes especificações:

  • Comprimento: 6,91m
  • Envergadura: 8,16m
  • Peso (vazio): 2,120 lb (962 kg)
  • Peso (carregado): 2,500 lb (1,130 kg)
  • Carga Útil: 2,870 lb (1,300 kg)
  • Motor: M-14X (360 hp)

Para nossa felicidade existem ótimos kits e ARF disponíveis para aeromodelistas e estes proporcionam vídeos incríveis. Tudo bem que muitos dizem ele ser um transgênico de Extra 300 com Sukoi, mas eu particularmente gosto muito do que este avião pode fazer.



Agora ver este mesmo avião com motorização elétrica é espetacular. O Lucas Garcia (Itutaba/MG) possui um pequenininho e vai ficar doido com este aqui.



Mas infelizmente eu nao achei nenhum vídeo dele voando de verdade, ou seja, o avião real estar voando em uma série acrobática como os que temos acompanhado por aqui. Quem tiver mais informações sobre o Yak-54, por favor me mandem!

Vlw galera!
 

Um comentário:

Lucas Garcia disse...

e ai luis...

nosinhra.... jah eunum tenhu coragem de fazer issunessa altura nemmmmmmmm... num to com muita moral ocm meu pai naum hehehehehehe

ow e meu Yak tah voanu d boa.. mto bem.... + to fazenu um voo + SUSA.. akels shock flyers me estragaru hahahahahah

ow e esse YAK ai hein... eu num tem coragem n... uma viao desse tamanhu era um 46 ki botaru eletrico.. grande D+.. por eu num n faria.. dexasa gasol mesm... ehhehe

grande abraço