quarta-feira, janeiro 17, 2007

Maravilhas

Pessoal

O Sukoi SU-35 é um avião multifuncional de última geração fabricado na Rússia e utilizado em várias forças aéreas do mundo todo, incluindo Rússia, Índia e Venezuela. Possui sistema de empuxo vetorial, ou seja, consegue direcionar o fluxo de ar das suas turbinas nas quatro direções conjugadamente, podendo fazer manobras antes nunca pensadas para um jato de combate. Uma destas manobras é a COBRA e esta manobra pode ser conferida no vídeo abaixo.



Outra maravilha moderna é o McDonnel/Douglas AV-8 Harrier (EUA) ou BAe Harrier Gr1 Mk8 (Reino Unido). É a única aeronave em operação no mundo capaz de operar em STOL/VTOL (Short Takeoff and Landing/Vertical Takeoff and Landing). Esta aeronave foi desenvolvida na década de 50/60, iniciou duas operações na década de 70 (Royal Air Force/Royal Navy) e 80 (United Stated Marines) com o seu batismo de fogo na Gerra das Malvinas em 1982, onde fez um duelo formidável com os Mirage III-E e Super Etendard argentinos.



São aeronaves completamente diferentes mas com o empuxo vetorial em comum. O Suckoi SU-35 é utilizado para missões de interceptação e o Harrier é utilizado em missões de ataque ao solo, apoio aproximado e incursões furtivas ao território inimigo.
 

Nenhum comentário: