Pessoal
Quando o Mickoyan Guvirich #29 apareceu para o ocidente em um aeroporto militar na antiga Alemanha Oriental em 1979, o ocidente ficou perplexo com o magnífico avião soviético. Até então a coqueluche da aviação soviética era o MIG-25 um interceptador de longo alcance a altas altitudes porém com uma fraca capacidade de combate aproximado e o Mig-29 veio como um ótimo caça multifuncional que poderia fazer frente aos novíssimos MacDonnel Douglas F-15 norte-americanos.
Foi com o Mig-29 que começaram os estudos de empuxo vetorial que foam aperfeiçoados e colocados em produção mais tarde nos Mig-31 e Su-27/31 e que o ocidente levou mais de uma década para aperfeiçoar a tecnologia e implementá-la nos F-22.
Bom ... para quem quiser praticar o russo, e a leitura em cirílico, achei um documentário muito interessante no YouTube! que fala em minúcias da história do Mig-29 como Avião de Propoósito Multi-Funcional.
Note que a linha de produção dos Mig-29 é artesanal! É feito literalmente na mão!
Pessoal, espero que tenham gostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário