O.S. Engines adota álcool do Brasil como combustível-padrão
Por Álvaro Caropreso (HobbyLink)
Toda a linha de motores O.S. será redesenhada para usar etanol como base da mistura combustível. O anúncio foi feito no domingo, 25 de março, por Toshio Ishikawa, presidente da empresa, e Koichi Hirai, gerente de exportações, ao chegarem em São Paulo para conhecer a indústria brasileira de etanol e procurar parceria para produzir em larga escala para o mercado mundial a mistura do nosso álcool com lubrificantes e aditivos desenvolvidos pela O.S. O primeiro motor já totalmente desenvolvido para rodar com etanol é o Max-55AX-BE, como o da foto acima, em que BE indica Bio-Ethanol. Ele será apresentado ao público japonês no final de abril, propulsando um modelo de hidroavião durante evento no Rio Shimanto, no sul do Japão.
Em correspondência enviada à Aeromodelli, representante da O.S. no Brasil, Koichi Hirai disse que a opção pelo Bio-Ethanol marca a posição ecológica que a fábrica quer anunciar para o futuro da indústria. “Estamos ansiosos para divulgar esta idéia em todo o mundo”, escreveu ele.
A cúpula da O.S. ficará no Brasil até quarta-feira, 28 de março, para cumprir uma agenda intensa. No domingo, tão logo desembarcaram no País, Toshio e Koichi foram à pista da União Bandeirante de Aeromodelismo (UBA) para um primeiro contato com pilotos brasileiros. Na segunda-feira, acompanhados por Roberto Sciumbata, da Aeromodelli, estavam previstas visitas à importadora Hobby One e lojas de São Paulo. Na terça-feira, visitariam alguns clubes do interior, possivelmente os de Itu e Jundiaí, e a loja Limeira Hobby Center. Nesse mesmo dia ou na quarta-feira, visitariam uma ou duas grandes usinas de açúcar e álcool em Piracicaba ou Barra Bonita.
Obrigado Tio Henry pela informação!